terça-feira, 10 de agosto de 2010

Na data da morte de Frei Tito, PUCC retira homenagem à Médici!


No dia 10 de agosto a PUC-Campinas retirou a placa que dava nome à Praça "Emílio Garrastazu Médici". Em nota pública, a Universidade alegou que

"A placa que faz referência ao ex-presidente da república, Emilio Garrastazu Médici, foi retirada do canteiro em que estava instalada, desde março de 1973.
Na época, a área era ocupada por uma praça que foi transformada em estacionamento. A Universidade vem debatendo o assunto em diversas instâncias e optou pela retirada da placa, considerando que há muitos anos a praça não existe mais. Todavia a PUC-Campinas continua – como sempre esteve – aberta ao debate e à reflexão sobre o tema.
A Coordenadoria Geral de Atenção à Comunidade Interna (CACI) vem mantendo contato periódico com os alunos, sobre o assunto, mas, até o momento, não houve encaminhamento oficial de proposta de debate pelo corpo discente".

Lamentavelmente, a PUC-Campinas perdeu uma oportunidade enorme de rever seu posicionamento histórico e motivar a retirada desta homenagem pelas inumeráveis razões de ordem política que a cercam.

Coincidentemente, retirou a placa na exata data da morte de Frei Tito (10/08/1974), marcando os 36 anos de seu falecimento.

No mesmo dia, estudantes se reuniram no local para prestar uma singela homenagem. O local em que ficava a placa estava vazio. As marcas do chão foram cobertas com grama, não havendo qualquer vestígio de que, um dia, houvesse qualquer tipo de construção naquele local.

A simples colocação de uma faixa em homenagem à Frei Tito serviu para atiçar a truculência do setor de segurança da universidade. Com a saida dos estudantes do local, a faixa foi imediatamente retirada. Marca-se, assim, o compromisso com o esquecimento, totalmente contrário à proposta de preservação da memória política.

A saída de Médici é uma vitória parcial. De nada valerá se não se promover a memória e a reparação. Praça Frei Tito Já!

Nenhum comentário:

Postar um comentário